HERÁCLITO

 

Heráclito (544 a.C – 484 a.C) Nasceu na cidade grega de Éfeso e pertencia à alta aristocracia.

Pensador pré-socrático que desenvolveu o conceito de verdade universal chamada logos o principio de unificação e da harmonia que regem o universo. 

Achava que todas as coisas eram feitas de uma única e permanente substância,que tinha de ser um dos quatro elementos: terra,ar,fogo e água. 

Heráclito achava que o fogo é o que melhor representava o principio da natureza como uma chama sempre acesa, mas em constante transformação.

Afirmava que a explicação de todas as coisas deveria ser buscada no íntimo de cada um.                      

Síntese de seu pensamento: 

 “Ninguém consegue entrar duas vezes no mesmo rio”.

“Tudo no universo flui,nada permanece”.

“Não entramos duas vezes no mesmo rio ,não apenas porque as águas sempre são outras, mas porque estamos constantemente mudando”.

 “A vida e a morte, a vigília e o sono, a mocidade e a velhice são  a mesma coisa. Uma transforma-se na outra, e esta volta a ser o que era primeiro, numa constante fluidez”. 

O Filosofo Taoísta Grego 

O pensamento de Heráclito assemelha ao dos taoístas chineses.

Podemos dizer que Heráclito era o filosofo taoísta grego. O paralelo entre Heráclito com os taoístas, verifica-se uma integridade de principio, tamanha a clareza das metáforas que sintetizam seu pensamento. O que para muitos era considerado como obscuro pelo fato de falar de forma enigmática.

Heráclito no contexto taoísta  aproxima da interpretação do Tao por Lao Tsé ou Chuang Tzu. Os três intuitivos cósmicos demonstram na diversidade do Saber, um fractal, uma unidade  que funciona dentro das culturas dos povos da civilização humana, como uma construtora de suas expressões no estado de arte. 

Semelhante ao termo Kung Fu, habilidade desenvolvida com dedicação, disciplina e perseverança como ferramentas para gerar uma bagagem cultural de experiências físicas,mentais e espirituais por intermédio da busca de aperfeiçoar a performance pessoal aumentando o nível da habilidade ao “estado de arte”.

Todas as áreas especializadas, qualquer especialização humana, possui o seu “estado de arte” próprio que a diferencia em sua característica das demais áreas.E a intuição é a base para inferir no Tao onde se encontra o “estado de arte”.

Tao é Universal. Flui como as águas de um  Rio, desde sua fonte nascente  até o Mar, produz com sua fluidez transformações  no seu leito e nas suas margens.

Se puder expressar a sua política. É como um fractal, isto é, o menor, o minúsculo. E o seu menor reduzido de sua Liberdade e imensa Tolerância;

Então, a democracia quântica é a sua menor expressão política que mantém a igualdade com o Todo integrado,onda e partícula .

Márcio Lacerda marciolacerda@taichichuanbrasil.com.br

 www.taichichuanbrasil.com.br 

  

    democracia-quantica-orbitais.jpg      fluir             dimensoes-do-tempo.jpg

 

 

 

 

Tai Chi Chuan Yang no combate ao  COVID-19

2 Respostas to “HERÁCLITO”

  1. tai chi yang no transito Says:

    […] constante entre si, colaboram na manutenção da fluidez beneficiando a experiência do grupo. A fluidez é essencial para o equilíbrio e a meditação em […]

  2. A Física Quântica Social, a base da economia quântica Says:

    […] Heráclito          https://taichiyang.wordpress.com/heraclito/ […]

Deixe um comentário